Início Notícias Geral Secretaria e Conselho Municipal de Saúde realizam I Conferência Municipal de Saúde mental de Pitimbu
  • Publicado em 02/05/2022 às 03:52

Profissionais da área de saúde se reuniram nesta sexta-feira (29), na I Conferência Municipal de Saúde Mental de Pitimbu, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, tendo como tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O evento foi realizado no Recanto de Lourdes e durou aproximadamente 9 horas e contou com a participação de 100 pessoas.

Iniciando com o acolhimento e o credenciamento dos participantes, seguido por um café da manhã, logo após teve início a abertura oficial do evento que contou com a presença e fala de autoridades do município e Estado e foi abrilhantada pela apresentação de usuários do CAPS José Henrique de Amorim, em Pitimbu.

Ainda no período da manhã foram realizadas três palestras, a primeira palestra teve como tema: “Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade” e foi ministrada pelo médico psiquiatra, Tiago Nunes, atual psiquiatra do CAPS de Pitimbu.

Em seguida tivemos como palestrante a coordenadora de Saúde Mental de Cabedelo, Maria Milaneide de Souza, discutindo o tema central da conferência: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Finalizando o momento de exposição, houve a palestra do Dr. Paulo Zambroni, professor da Universidade Federal da Paraíba, que dialogou sobre: A relação saúde mental e trabalho, em duas faces: uma no que diz respeito às pessoas com transtornos mentais graves; outra para todas as pessoas. Após as exposições dos temas, ocorreu um debate para esclarecimento de dúvidas.

No período da tarde, houve uma pausa para o almoço, posteriormente as atividades foram retomadas com a divisão dos grupos de trabalhos temáticos que ficaram divididos em quatro eixos temáticos: EIXO I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, EIXO II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental. EIXO III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.

E EIXO IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Após as deliberações e conclusões dos grupos, as equipes apresentaram suas propostas à plenária, onde as melhores foram votadas, eleitas e seguirão para a Conferência Estadual de Saúde Mental. A última laboração do dia foi a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.

O encerramento do evento contou com a participação da prefeita Adelma Cristovam, que mesmo após dias de viagem e muito trabalho, mostrou mais uma vez seu compromisso com o município e com a saúde mental, ao não medir esforços para participar da Conferência, com a belíssima apresentação de flauta de Fernando Santana, usuário do CAPS Pitimbu e autodidata em flauta e violão e um com um delicioso coffee break.