Início Notícias Geral Programa "Hora de Máquina" inicia aragem de terra e atende agricultores do assentamento Marinas do Abiai
  • Publicado em 26/05/2023 às 05:49

A aragem da terra e subsolagem do Programa "Hora de Máquina" teve início nesta semana no assentamento Acampamento Marinas do Abiaí, segundo informou a prefeita de Pitimbu Adelma Cristovam. O serviço de duas horas de trator está beneficiando 23 agricultores do assentamento que estão cadastrados no programa criado com objetivo de fomentar a agricultura familiar no município. Na próxima semana, o trabalho continua no assentamento Timbó I.

Com um investimento de R$ 400 mil em recursos próprios, a prefeitura de Pitimbu lançou o programa Hora de Máquina beneficiando um total de mil agricultores, proporcionando duas mil horas de utilização de maquinário, além de complementos agrícolas como adubos e outros produtos.

A autorização para o programa foi concedida por meio da Lei Municipal nº 566, publicada no dia 5 de abril no Diário Municipal, que autoriza a locação e concessão de horas-máquinas. Segundo a prefeita Adelma, serão atendidos 13 assentamentos rurais do Incra e Interpa.

Para atender à demanda e garantir que os agricultores pudessem iniciar o plantio adequado, a Secretaria de Agricultura liberou de forma emergencial cheques no valor de R$ 340,00 para 292 agricultores, recursos referentes a duas horas de corte de terra e /ou a compra de adubo, visto que o serviço de tratoragem por parte da prefeitura não seria suficiente para atender a todos os agricultores dentro do prazo necessário.

A prefeita Adelma Cristovam destacou que pela primeira vez a gestão faz um programa de impacto para atender uma reivindicação antiga das associações rurais. "Essa ação vem reativar só é possível porque a nossa gestão conhece e escuta os agricultores e agricultoras de nossa zona rural. As gestões passadas tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram e agora estamos realizando as ações necessárias para impulsionar o setor agrícola e atender às demandas da comunidade rural”, afirmou.