Início Notícias Geral Professora Adelma Cristovam, primeira prefeita da história de Pitimbu, completa um ano de gestão
  • Publicado em 06/04/2022 às 03:34

A primeira mulher prefeita do município de Pitimbu, professora Adelma Cristovam, completou nesta terça-feira (05) um ano à frente da gestão municipal, com total aprovação da população e do funcionalismo público.

No dia 05 de abril de 2021, Adelma Cristovam assumiu a Prefeitura após o falecimento do prefeito Jorge Luiz, vítima de covid-19, aos 43 anos.

Ao longo de um ano do seu mandato, ela vem conquistando resultados positivos e construtivos com um choque de gestão para equilibrar as finanças após o enfrentamento da pandemia, e mesmo nesse período incerto e de crise econômica em todo o mundo, a Prefeitura de Pitimbu conseguiu realizar ações importantes em todas as áreas da administração.

“O ano de 2021 foi muito difícil devido à pandemia da Covid-19, o que nos obrigou a decretar estado de calamidade. Mas, com muito trabalho, comprometimentos e organização, superamos os desafios por meio das medidas que não foram fáceis de serem aplicadas, mas necessárias diante do cenário. Mantivemos pagamento dentro do mês trabalhando, realizamos obras, ampliamos serviços e efetivamos ações em todas as áreas da administração. Neste um ano de mandato, sou grata a Deus por me manter firme, sem esquecer que estou dando continuidade aos sonhos do nosso saudoso Jorge Luiz, que sempre será lembrado por mim e pelo nosso povo”, destacou a prefeita Adelma.

A filha de Pitimbu, que foi secretária de Educação, também está deixando seu nome registrado numa gestão presente e perto do povo, sabendo e reconhecendo as necessidades de cada comunidade, Zona Rural e Zona Urbana.

Com destaque para o novo Programa Renda Certa que beneficiará 500 famílias com o valor de R$ 150,00 mensal.

Balanço e perspectivas

Chegando ao final do primeiro ano de gestão, Adelma fez um balanço positivo das ações executadas. Com foco na geração de emprego e renda, foram realizados investimentos em capacitação dos moradores. A infraestrutura ampliou as obras de calçamento e contou com a parceria do governo do estado para o asfaltamento em Acaú, reforçando o compromisso com a mobilidade.

Na área esportiva, foram realizados eventos e projetos de incentivo às práticas de atividades físicas, a exemplo do “A Caminho da Saúde”, “Pé na Areia” e “movimente-se”.

Na educação o ensino remoto foi prioridade com todo suporte às famílias, além de distribuição dos kits merendas aos alunos. A formação dos profissionais é continuada garantindo uma educação pública de qualidade. Entrega de kits escolares, lavatórios e freezers em todas as escolas municipais que foram reformadas para o inicio do ano letivo 2022. Além disso, foi inaugurada a primeira creche em Sede Velha, Zona Rural.

As parcerias para capacitação são constantes, recentemente a gestão promoveu um curso gratuito de operador de máquinas pesadas e fez parceria com o Senar para qualificação técnica do homem e mulher do campo.

A subprefeitura agora funciona em Acaú com todos os serviços da prefeitura, facilitando a vida dos moradores, evitando o deslocamento e com atendimento da prefeita Adelma no local.

Buscando fortalecer as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, a prefeita assinou o termo de adesão ao Selo UNICEF.  Uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos.

Projeto Orla, a prefeita Adelma autorizou o início da licitação para realização do projeto orla, que visa o ordenamento, reurbanização, valorização, geração de emprego e renda e fortalecimento do turismo.

A iluminação da cidade, através da Secretaria de Obras também é um dos focos da gestão com iluminação em LED em várias localidades.

Ação Social implantou o projeto florescer que tem o objetivo de acolher mulheres com baixa autoestima, depressão ou falta de perspectiva. Apoiou as marisqueiras, realizou doações de enxovais para gestantes e cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social. Deu início ao novo Programa Renda Certa que beneficiará 500 famílias com o valor de R$ 150,00.

A gestão realiza o Projeto Praia Limpa com mutirão de limpeza nas praias e a perfuração de poços em Taquara para melhorar o abastecimento através do SAAE.

O Farol da Pedra da Galé foi inaugurado na atual gestão para guiar os navegantes e também se tornou ponto turístico.

Sendo a grande preocupação dos gestores, a Saúde realizou ações efetivas de enfrentamento à pandemia e garantiu o sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19, inclusive estratégias mais recentes, no caso, a vacinação itinerante em vários pontos da cidade, e ainda realizando testagem coletiva que fez Pitimbu afastar a covid da população, realizando ainda barreiras sanitárias constantemente e sanitização de ambientes públicos e privados.

A Policlínica Dalvina Soares foi revitalizada, PSFs reformados e reestruturados, serviços de saúde ampliados para atender com excelência os pitimbuenses.

Adelma ainda tem vários projetos em andamento, a exemplo da ampliação da oferta de água através do SAAE com perfuração de mais poços, implantação do projeto orla e obras de galerias fluviais. E ainda, a instalação de um polo têxtil para confecção de moda praia e intima.

Parcerias de Sucesso

A parceria com o Governo do Estado possibilitou a inauguração da Casa da Cidadania e banco de talentos com oportunidade de empregos, veiculo do PAA para transportar os produtos agrícolas, asfaltamento da principal de Acaú e o projeto “Tá na Mesa” com entrega de refeições ao preço simbólico de R$ 1 real.

Assinatura de convênio para construção de creche em Acaú e travessias urbanas. Os serviços dos Correios foram reativados após a Prefeitura ceder o prédio para o suporte. Com o Tribunal de Justiça a prefeita buscou o Projeto Moradia Legal para regularização fundiária nos assentamentos do município.