Início Notícias Geral Prefeitura Municipal de Pitimbu por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participa da Oficina de Zoneamento da Área de Proteção Ambiental Tambaba !
  • Publicado em 19/10/2016 às 09:10

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou,  na  terça-feira (27), a última oficina  de Zoneamento da Área de Proteção Estadual de Tambaba  (APA). A atividade aconteceu no auditório da Pousada Paraíso dos Colibris, localizado no município do Conde, Litoral Sul paraibano.Na ocasião, foi consolidado e aprovado por unanimidade  o zoneamento  da Unidade de Conservação da Área de Proteção Ambiental de Tambaba,  com  as normas de uso da localidade e o manejo dos recursos naturais, inclusive com a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação.Na atividade estavam presentes representantes das secretarias Estaduais de Turismo e do Meio Ambiente,  os  secretários de Meio Ambiente do Conde e Pitimbu, integrantes do Conselho Gestor da Unidade de Conservação  constituídos por instituições governamentais e da sociedade civil .O superintendente da Sudema, João Machado Sobrinho, ressaltou a importância da atividade. “O trabalho é árduo, mas gratificante, essa região é uma dádiva aos paraibanos, e acredito que conseguiremos conservar esse rico ecossistema, por meio de uma gestão democrática e participativa”, destacou.O secretário executivo de Meio Ambiente do Estado, Fabiano Lucena explicou a importância da Unidade de Conservação e salientou o pioneirismo do Plano de Manejo. “A APA de Tambaba é uma das mais importantes unidades de conservação do Estado. Por tantas características peculiares o Governo do Estado priorizou a construção do plano de manejo na localidade para estabelecer um ordenamento, sendo este  o primeiro plano de Manejo de Unidade de Conservação estadual”, ressaltou.Segundo o secretário executivo do Turismo do Estado, Ivan Burity a iniciativa  vai alavancar o turismo estadual.  “Toda a  Costa do Litoral Sul da Paraíba está embargada  há 15 anos, porque nescessitava deste plano de manejo para definir o que pode ser feito na localidade,  e esta oficina é exatamente o ponto crucial  de todo o trabalho que definirá  as áreas  onde pode ser ou não construídas  e  o que deve ser preservado. Com esta definição, objetivamos tornar Tambaba o primeiro Centro Oficial de Naturismo do hemisfério sul, um ganho gigantesco  para o turismo do Estado”, afirmou. Planos de Manejo – Os Planos de Manejo em Unidades de Conservação (UCs) seguem as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei Federal nº 9.885/2000, que em seu Capítulo I, artigo 2°, parágrafo XVII, afirma que o plano de manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma UC, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias a gestão da unidade.