Menu Icon
Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu participa de capacitação para implantação de sistema de alertas de emergência
Prefeitura de Pitimbu participa de capacitação para implantação de sistema de alertas de emergência
  • Publicado em 09/04/2025 às 14:10 249 Visualizações

Técnicos da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de Pitimbu participaram hoje (9) de uma reunião técnica com representantes da Diretoria Executiva de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh) da Defesa Civil Estadual para  operar o sistema Defesa Civil Alerta. A plataforma nacional, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), será implementada em breve em todo o estado.

Este sistema, já utilizado nas regiões Sul e Sudeste do país, permite o envio de alertas emergenciais diretamente para os celulares da população em situações de risco como enchentes, deslizamentos e outras emergências.Segundo o secretário de Segurança e Defesa Civil de Pitimbu, Luzinaldo Barros, os gestores municipais passarão por capacitação para registrar ocorrências na plataforma, como desmoronamentos ou alagamentos. O sistema então enviará automaticamente notificações por meio de SMS, WhatsApp e Telegram, sem necessidade de cadastro prévio, para todos os aparelhos celulares com conexão 4G ou 5G na área afetada. Apenas celulares desligados ou no modo avião não receberão os alertas.      

                                                                                           

Durante a capacitação, a diretora executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, Márcia Andrade, explicou o funcionamento do sistema conforme as portarias do MIDR. "Nesta primeira fase, estamos priorizando os municípios da Região Metropolitana, mas em breve levaremos a capacitação para todas as cidades paraibanas", afirmou. 

A implementação em Pitimbu inclui o treinamento das equipes municipais, realização de testes operacionais com aviso prévio à população e uma campanha de divulgação por meio dos canais oficiais de comunicação. A Prefeitura informará sobre as datas dos testes e a ativação definitiva do sistema, que representa um avanço na prevenção e resposta a desastres no município, integrando Pitimbu ao sistema nacional de alertas de emergência.