Técnicos da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de Pitimbu participaram hoje (9) de uma reunião técnica com representantes da Diretoria Executiva de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh) da Defesa Civil Estadual para operar o sistema Defesa Civil Alerta. A plataforma nacional, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), será implementada em breve em todo o estado.
Este sistema, já utilizado nas regiões Sul e Sudeste do país, permite o envio de alertas emergenciais diretamente para os celulares da população em situações de risco como enchentes, deslizamentos e outras emergências.Segundo o secretário de Segurança e Defesa Civil de Pitimbu, Luzinaldo Barros, os gestores municipais passarão por capacitação para registrar ocorrências na plataforma, como desmoronamentos ou alagamentos. O sistema então enviará automaticamente notificações por meio de SMS, WhatsApp e Telegram, sem necessidade de cadastro prévio, para todos os aparelhos celulares com conexão 4G ou 5G na área afetada. Apenas celulares desligados ou no modo avião não receberão os alertas.
Durante a capacitação, a diretora executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, Márcia Andrade, explicou o funcionamento do sistema conforme as portarias do MIDR. "Nesta primeira fase, estamos priorizando os municípios da Região Metropolitana, mas em breve levaremos a capacitação para todas as cidades paraibanas", afirmou.
A implementação em Pitimbu inclui o treinamento das equipes municipais, realização de testes operacionais com aviso prévio à população e uma campanha de divulgação por meio dos canais oficiais de comunicação. A Prefeitura informará sobre as datas dos testes e a ativação definitiva do sistema, que representa um avanço na prevenção e resposta a desastres no município, integrando Pitimbu ao sistema nacional de alertas de emergência.