Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu lança o Maior Festival da Lagosta de Todos os Tempos
Prefeitura de Pitimbu lança o Maior Festival da Lagosta de Todos os Tempos
  • Publicado em 13/09/2023 às 10:22

A cidade de Pitimbu se prepara para um evento que promete celebrar a riqueza da pesca da lagosta e fortalecer a conscientização ambiental. A Prefeitura de Pitimbu anunciou, hoje, o lançamento oficial do "Festival da Lagosta", um evento que reunirá amantes da gastronomia, cultura e esportes em uma celebração única, que acontecerá no próximo sábado, 16 de setembro, às 18h, no Jardim Azul, em Ponta de Coqueiros. O evento de lançamento será exclusivo para patrocinadores e apoiadores e marcará o início de uma jornada que culminará no "maior festival da lagosta de todos os tempos", programado para ocorrer de 02 a 05 de novembro de 2023.

A prefeita Adelma Cristovam, entusiasta do evento, ressaltou a importância da lagosta para a cidade de Pitimbu, destacando que a pesca da lagosta é uma atividade histórica e vital para a economia local. Ela observou que a pesca da lagosta é altamente regulamentada, com um período de defeso de 180 dias por ano, visando a proteção sustentável desses recursos naturais. Pitimbu produz uma média de 100 mil toneladas de lagosta entre os meses de maio a novembro, quando a pesca do produto é permitida, e já se coloca no roteiro do calendário turístico do Estado. "Estamos aguardando a sanção do governador João Azêvedo de Projeto de Lei, de autoria do deputado Eduardo Carneiro (Solidariedade), que classifica o município de Pitimbu como a capital paraibana da Lagosta, para consolidar ainda mais este festival", disse.

No entanto, a falta de dados e estatísticas atualizadas sobre a pesca de lagosta tem sido um desafio para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. A prefeita enfatizou a oportunidade de unir esforços com a indústria da pesca da lagosta, que está financeiramente saudável e disposta a apoiar um programa de monitoramento do estoque pesqueiro.

O festival, que ocorrerá no Polo de Acaú, será uma experiência única para os visitantes. O espaço será dividido em zonas temáticas, com sinalização, iluminação adequada e edificações caracterizadas para representar a cultura da pesca de lagosta. Uma praça de alimentação oferecerá pratos com preços populares, enquanto uma feirinha de produtos locais proporcionará uma autêntica experiência de mercado "interior".

O programa do festival abrangerá uma ampla variedade de atividades, incluindo feirinha de artesanato, Festival Gastronômico da Lagosta, shows culturais e musicais, ações de conscientização ambiental, competições esportivas, concursos da música "Pitimbu capital paraibana da lagosta", desfiles de moda praia e muito mais.

A Pontinha de Acaú será o destino para a prática de esportes e concursos lúdicos, proporcionando entretenimento para todos os gostos. "O "Festival da Lagosta" promete ser uma celebração memorável da riqueza natural e cultural de Pitimbu, e a prefeitura convida todos os interessados a participar dessa experiência única em novembro deste ano", afirma Adelma.

Para obter mais informações e atualizações sobre o festival, entre em contato com a Prefeitura de Pitimbu pelo telefone: 83 98730-4910

Instagram @festivaldalagosta2023