Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu e entidades se unem pela criação do Parque Natural Municipal
  • Publicado em 20/05/2024 às 12:35

A Prefeitura de Pitimbu, a Associação dos Moradores das Praias de Pontas de Coqueiros e Praia Azul (AMPPCPA) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participaram, no último dia 10 de maio, de uma reunião técnica  com o objetivo de organizar o projeto de criação do Parque Natural Municipal de Pitimbu, incluindo a Lagoa de Santa Rita, bem como a implantação da Reurb Social, da Vila Aliança, em Ponta de Coqueiro, para regularização fundiária aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda.

Este encontro contou com a presença de representantes da Prefeitura de Pitimbu, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS-PB), a UFRPE e outras entidades parceiras. Esta iniciativa é fruto de uma ação conjunta multi-institucional que reúne  a Prefeitura Municipal de Pitimbu, SEMAS-PB, o Ministério Público Estadual, a UFRPE e a AMPPCPA.

Segundo a prefeita, Adelma Cristovam, a parceria visa o planejamento e a estruturação dos projetos que promoverão o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população local. A reunião contou com a participação ativa de diversos representantes das entidades envolvidas. Estiveram presentes o representante da AMPPCPA, Professor Vicente França; os técnicos da SEMAS-PB, Jancerlan Gomes Rocha, Gerente Executivo de Mudanças e Adaptação Climática, e Flávia Dias Suassuna, Gerente Operacional de Descarbonização; além de professores e estudantes da UFRPE.

O grupo de trabalho da universidade é coordenado pelos Professores Dr. Vitor Piscoya, Dr. Marcos Metri e Dr. Manoel Vieira, que se comprometeram com a execução dos projetos em parceria com as demais instituições. Durante a reunião, foi decidido priorizar, neste bimestre, o Projeto de Reurb Social da Vila Aliança, que está em sua fase final. Também foram delineados os próximos passos para a implantação do Parque Natural Municipal de Pitimbu, Lagoa de Santa Rita. O cronograma de atividades foi elaborado de forma coletiva, estabelecendo um plano de ação claro e objetivo para os próximos meses.

O presidente da AMPPCPA, professor Vicente França, destacou a importância do esforço conjunto e agradeceu a colaboração de todas as entidades envolvidas. "Essa ação social e ambiental no município de Pitimbu é um marco importante para a nossa comunidade. A criação do Parque Natural e a regularização fundiária na Vila Aliança são passos fundamentais para o desenvolvimento sustentável da nossa região. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação", concluiu.

"A Prefeitura de Pitimbu reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar de seus cidadãos, e continuará a apoiar iniciativas que promovam a conservação ambiental e o desenvolvimento social", finalizou a prefeita Adelma Cristovam.