Início Notícias Geral Prefeita visita presidente do TCE e fala de ações para fortalecer economia do município
  • Publicado em 18/02/2023 às 05:35

Buscar meios para fortalecer a economia local, que tem na base as atividades relacionadas à pesca tradicional, à agricultura de subsistência e à produção de cana de açúcar são alguns dos temas que a prefeita do município de Pitimbu, Adelma Cristovam dos Passos, comentou durante a visita que fez ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz Filho, para quem, os municípios precisam investir em suas potencialidades.

A prefeita Adelma Passos foi recebida, na terça-feira (14), em audiência pelo conselheiro e enalteceu o trabalho do TCE, que tem feito o acompanhamento das contas públicas em tempo real, orientando os gestores por meio dos alertas, imprimindo uma visão pedagógica ao longo da gestão e aprimorando as análises das contas municipais com a implementação de relatórios eletrônicos iniciais, que permitem mais agilidade na apreciação dos índices constitucionais e na tramitação processual.

O presidente observou que o Tribunal está focando também os resultados e os reflexos das políticas públicas que devem ser implementadas pelos gestores, sempre orientando e fazendo recomendações em relação a investimentos e em obras de interesse público. Ele reiterou a preocupação da prefeita, quanto à vocação econômica de Pitimbu, que tem uma forte economia baseada na pesca tradicional e no turismo, especialmente em relação à pesca da lagosta e do camarão.

Apesar de ser a pesca um importante elemento da economia da região, a gestora demonstrou preocupação com a evasão de receitas para o Estado – em consequência para o município, em decorrência da presença de pescadores de outros estados, especialmente do Ceará, que se dedicam à pesca da lagosta e levam a produção para seus estados de origem, sem contribuir para a economia local. “Essa é uma demanda que estamos levando ao Governo”, frisou ela.

Pitimbu está localizado na microrregião do Litoral Sul, a 70 km de João Pessoa e tem uma população de aproximadamente 20.000 habitantes, sendo 46% na área urbana. O município resultou de um aldeamento indígena. A Enseada de Pitimbu antigamente era conhecida como Porto dos Franceses por ter ancoradouros para mais de 12 naus, a maioria de comerciantes do Pau-Brasil. Sua emancipação aconteceu em 28 de dezembro de 1961, tendo como seu primeiro prefeito Enedino Ribeiro Coutinho.