Início Notícias Geral Prefeita Adelma e equipe participam da 25ª Marcha dos Prefeitos em Brasília
Prefeita Adelma e equipe participam da 25ª Marcha dos Prefeitos em Brasília
  • Publicado em 21/05/2024 às 17:13

Brasília - A prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, está participando da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Este evento, conhecido como "Marcha dos Prefeitos", é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e espera receber mais de 10 mil gestores municipais até o dia 23 de maio.

Segundo a prefeita Adelma, a sua comitiva é formada por uma equipe de secretários (as) de Pitimbu que estão participando de várias plenárias que abordam temas fundamentais como obras e transferência de recursos da União, reforma tributária, financiamento da educação, e os sistemas SUS e SUAS, além de recursos destinados para turismo e mudanças climáticas.

A comitiva de Pitimbu, liderada pela prefeita Adelma Cristovam, é composta por: Georgia Menezes, Secretária de Saúde; Michelle Batista, Secretária de Educação; Adelson Cordeiro, Secretário de Finanças; Alisson Bias, Secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento; Haroldo Oliveira, Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil; Alex Cristóvão, Secretário de Meio Ambiente.

"A presença da comitiva de Pitimbu na Marcha dos Prefeitos é uma oportunidade para dialogarmos sobre políticas públicas e buscar soluções para os desafios enfrentados pelo município, fortalecendo a gestão local e promovendo o desenvolvimento sustentável. Também estamos visitando nossos parceiros, como deputados federais, a exemplo de Dr. Damião, que vai destinar recursos para II Festival da Lagosta", informou a prefeita.

Lula pede civilidade e renegocia dívidas previdenciárias

A cerimônia de abertura hoje (21) contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou a renegociação de dívidas previdenciárias dos municípios. Em seu discurso, o presidente destacou a importância da civilidade nas eleições municipais deste ano e revelou novas medidas para aliviar as finanças municipais, incluindo a criação de regras para o pagamento de precatórios e um novo prazo para o financiamento de dívidas previdenciárias, com renegociação de juros e um teto máximo de comprometimento da receita corrente líquida.

Também estiveram presentes na abertura do evento os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Rodrigo Pacheco anunciaram um acordo para manter, até o fim deste ano, a alíquota reduzida da contribuição previdenciária de 8% paga pelos pequenos municípios, com um aumento gradual previsto a partir de 2025.

Com informações do G1