Início Notícias Geral Prefeita Adelma Cristovam lança o programa “Hora de Máquina” para fortalecer a agricultura familiar
  • Publicado em 17/05/2023 às 12:27

A prefeita de Pitimbu Adelma Cristovam lançou nesta terça-feira (16) o programa “Hora de Máquina” com o objetivo de fomentar a agricultura familiar no município. Com um investimento de R$ 400 mil em recursos próprios, o programa beneficiará mil agricultores, proporcionando duas mil horas de utilização de maquinário para subsolagem e aragem de terra em áreas de assentamento, além de complementos agrícolas como adubos e outros produtos.

A autorização para o programa foi concedida por meio da Lei Municipal nº 566, publicada no dia 5 de abril no Diário Municipal, que autoriza a locação e concessão de horas-máquinas. Pitimbu conta com mais de 2.500 agricultores familiares e 13 assentamentos rurais do Incra e Interpa. Para atender à demanda e garantir que os agricultores pudessem iniciar o plantio adequado, a Secretaria de Agricultura liberou de forma emergencial cheques no valor de R$ 340,00 para 292 agricultores que já se cadastraram no programa. Esses recursos são referentes a duas horas de corte de terra e /ou a compra de adubo, visto que o serviço de tratoragem por parte da prefeitura não seria suficiente para atender a todos os agricultores dentro do prazo necessário.

Os agricultores beneficiados com cheques deverão prestar contas por meio de notas fiscais e recibos de tratoristas, sendo fiscalizados pela equipe da Secretaria de Agricultura e pelo Conselho Rural Sustentável de Pitimbu. O secretário de Agricultura, Edvaldo Xavier da Silva, que também é assentado, agricultor e técnico, alertou que “se o agricultor não aplicar o recurso, ficará de fora do programa no próximo ano”.

A prefeita Adelma Cristovam destacou que essa era uma reivindicação antiga das associações rurais e já estava incluída no Plano Plurianual do município. “Essa ação vem reativar a economia, pois tivemos muitos prejuízos de comercialização e produção. Atender a quantidade de horas para começar o roçado é fundamental para o agricultor e agricultora. Isso só é possível porque a nossa gestão conhece e escuta os agricultores e agricultoras de nossa zona rural. As gestões passadas tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram, mas a gestão do trabalho está determinada a realizar as ações necessárias para impulsionar o setor agrícola e atender às demandas da comunidade rural”, afirmou.

Além do programa “Hora de Máquina”, a prefeitura de Pitimbu está trabalhando na conclusão do Plano Safra Municipal, que será lançado em conformidade com o Plano Plurianual, visando fornecer diretrizes para os anos de 2024 e 2025. Também estão em andamento as ações do Programa de Aquisição de Alimentos, em parceria com a Conab, Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado. A prefeita Adelma Cristovam enfatizou que a administração está comprometida em oferecer suporte e auxílio aos agricultores.

Requisitos para participar do programa:

O agricultor deve apresentar requerimento à Secretaria Municipal de Agricultura solicitando o serviço;

Documentação da terra;

Documentos pessoais;

Comprovante no cadastro do CAF – Cadastro Nacional de Agricultura Familiar.