Início Notícias Geral Pitimbu é 17º colocado no ranking das 223 cidades com melhor transparência fiscal
  • Publicado em 29/05/2023 às 07:48

O município de Pitimbu é o 17º colocado no ranking das 223 cidades com melhor transparência da gestão pública da Paraíba, de acordo com o portal Turmalina Schema, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) desenvolvida para criar, manter e promover um esquema de marcação de dados para portais de transparência fiscal. De acordo com o ranking, o município de Pitimbu está com uma avaliação considerada excelente, acima de cidades de grande porte.

Segundo a prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, foi com alegria e muito trabalho que a gestão recebeu o resultado do ranking, considerando que a transparência fiscal é um dos pilares da Lei de Responsabilidade da Gestão Fiscal (LC 101/2000) que assegura a liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.

"Esse tipo de avaliação demonstra o trabalho da gestão e a transparência sobre licitações, receitas orçamentárias e extra orçamentárias, despesas orçamentárias e extra orçamentárias, convênios, documentos de pagamento, entre outros", explica a prefeita Adelma.

O secretário de Administração, Valter Monteiro, complementa que a divulgação destes dados no site da prefeitura de Pitimbu contribui para a transparência da gestão pública prevista em lei. "Estamos trabalhando com muita agilidade na divulgação de dados para garantir a transparência e lisura de todo processo fiscal”, disse.