Início Notícias Geral Pitimbu alcança 100% de transparência na Gestão Pública e lidera ranking da Paraíba
  • Publicado em 01/07/2024 às 18:53

O município de Pitimbu está entre os primeiros colocados no ranking das 223 cidades com melhor transparência na gestão pública da Paraíba, conforme o portal Turmalina Schema. O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) mantém esta iniciativa para promover um esquema de marcação de dados para portais de transparência fiscal. De acordo com o ranking, Pitimbu obteve uma avaliação excelente, atingindo 100% e atendendo a todos os requisitos em todas as categorias de análise, como planejamento, licitações, contratos, convênios, receita, receita extraorçamentária e despesas.

A prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, afirmou que o resultado do ranking foi resultado de um trabalho responsável e criterioso da gestão municipal. "Estamos em destaque, pois nossa objetivo é a transparência fiscal é um dos nossos pilares. Estamos cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), que assegura o pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira por meio de plataformas eletrônicas de acesso público. Pitimbu deixou de ser alvo de chacota para ser um exemplo de boa gestão", disse Adelma, que comemorou o resultado.

"Passamos muito tempo com vergonha de outras gestões que não trataram o dinheiro público com lisura. Essa avaliação em todos os níveis da gestão, abrangendo licitações, receitas e despesas orçamentárias e extraorçamentárias, convênios e documentos de pagamento, entre outros, comprova que estamos no caminho certo" explicou a prefeita Adelma.Ela acrescentou que a divulgação desses dados no site da prefeitura de Pitimbu é crucial para garantir a transparência prevista em lei. "Estamos trabalhando com muita agilidade na divulgação de dados para assegurar a transparência e a integridade de todo o processo fiscal," afirmou.