A Prefeitura de Pitimbu, por meio da Secretaria Municipal de Pesca, já contabiliza mais de 500 pescadores artesanais cadastrados no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O documento é essencial para que os trabalhadores tenham acesso a políticas públicas de incentivo, crédito e fortalecimento da atividade pesqueira.A alta procura levou a gestão municipal a organizar um mutirão, com atendimentos diários mediante agendamento.
Em Pitimbu, a média é de 15 pescadores atendidos por dia, enquanto em Acaú o número chega a 30 a 35 cadastros diários. O trabalho tem sido possível graças à ampliação da equipe habilitada, ao apoio da Casa da Cidadania e da Emater, que se somaram à Secretaria de Pesca para atender a grande demanda.
A prefeita Adelma Cristovam destacou a importância da ação:
“Os pescadores artesanais são parte essencial da identidade e da economia de Pitimbu. Com a emissão do CAF, estamos garantindo que esses trabalhadores tenham acesso a programas de crédito, políticas de incentivo e mais dignidade para suas famílias.”
A Secretaria de Pesca reforça que os interessados devem procurar a sede da pasta para agendar o atendimento e garantir a emissão do seu CAF.