Menu Icon
Início Notícias Geral Janeiro Branco: Pitimbu encerra atividades com ações inclusivas para usuários do CAPs
Janeiro Branco: Pitimbu encerra atividades com ações inclusivas para usuários do CAPs
  • Publicado em 31/01/2024 às 10:49

No encerramento do Janeiro Branco, a cidade de Pitimbu promoveu uma tarde inclusiva para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), proporcionando um passeio na orla e atividades no parque, incluindo passeio de carrinho bate-bate e outras atrações. A campanha Janeiro branco, de acordo com o Ministério da Saúde, visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. 

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar. Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais.

A Secretaria de Saúde de Pitimbu destaca a abordagem inclusiva adotada pelo CAPs, conforme destacado pelo secretário de Saúde, José Neto. Este evento evidenciou o compromisso do CAPs de Pitimbu em proporcionar experiências enriquecedoras para os usuários.

"Levamos os usuários para assistir aos jogos de Beach Soccer na Arena Pitimbu, com a adesão positiva por parte dos usuários e usuárias. A Secretaria Estadual de Saúde reconheceu Pitimbu como referência em atendimento inclusivo, o que valorizamos. Estamos adotando o tema da inclusão e acreditamos que dessa forma podemos trazer mais bem-estar e saúde para os usuários".

O evento encerrou o Janeiro Branco e reforçou o compromisso contínuo de Pitimbu em proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo.