Início Notícias Geral Guarda Municipal, Demutran e Saúde de Pitimbu atuam para evitar aglomeração e disseminação do coronavírus
  • Publicado em 22/03/2020 às 20:00

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, após determinar novo decreto que proíbe funcionamento de estabelecimentos comerciais e atividades em praias e demais locais, montou uma estratégia com a Secretaria de Saúde, Demutran e Guarda Municipal para evitar aglomerações e vem conseguindo a adesão dos moradores para permanecerem nas suas casas e, consequentemente, evitar a disseminação do coronavírus.

A equipe também conta com vigilantes do GAOPE nas Rondas Ostensivas, todos juntos trabalhando, cuidando, orientado e prevenindo a população pitimbuense em praias, bairros de Pitimbu e Acaú, com ação massificada na Praia Bela, local que recebe muitos turistas e visitantes.

As rondas adotaram um serviço de som com alerta, a partir de viaturas da Guarda Municipal, para apoiar as ações de fiscalização. Esse serviço, que está circulando desde sexta, orienta as pessoas, principalmente os idosos, a irem para suas casas.

A Secretaria de Saúde está atuando fortemente para quebrar a cadeia de transmissão, conscientizando a população e com profissionais treinados para os atendimentos. Na noite deste domingo (22) a secretária de Saúde,  fez questão de acompanhar mais uma ronda pela cidade e conversou com os moradores para orientar e conscientizar da importância de prevenção ao coronavírus.

“Estamos nas ruas pedindo que as pessoas se dirijam para suas casas. É uma forma de cuidar da nossa população para que fiquem em casa, só assim eles cuidam de todos nós que estamos nas ruas trabalhando pela saúde dos pitimbuenses. Agradeço imensamente a compreensão e tenham certeza, com fé em Deus vamos vencer mais essa luta”, disse a Secretária.

Além das proibições de funcionamento de estabelecimentos comerciais e presença nas praias, o novo decreto municipal determinou a intensificação das rondas pela Guarda Civil Municipal em todo o território. Em caso de aglomerações, fica a GCM autorizada a conduzir as pessoas até suas residências.

Em razão do número de insumos e EPI’s, estão suspensas as atividades das Unidades Básicas de Saúde no município de Pitimbu.

Também fica criada a Unidade Mista de Atendimento em Saúde, que funcionará na Policlínica Municipal Dalvina Soares, composta por uma equipe de UBS em conjunto com a equipe de Pronto Atendimento da Policlínica.