Menu Icon
Início Notícias Geral Aluna da rede pública de Pitimbu aprende inglês sozinha e é a única da Paraíba classificada para intercâmbio nos EUA
Aluna da rede pública de Pitimbu aprende inglês sozinha e é a única da Paraíba classificada para intercâmbio nos EUA
  • Publicado em 11/12/2022 às 03:32

A estudante Camila Carmem será a única representante da Paraíba classificada para participar de um intercâmbio com duração de um mês nos Estados Unidos em janeiro. Ela foi selecionada pelo Jovens Embaixadores, que é uma iniciativa do Departamento de Estado do país americano, após apresentar o projeto de um clube de inglês. Apenas alunos da rede pública de ensino participam do programa.

“Eu acho que vai acontecer um choque de realidade naturalmente, mas que eu vou conseguir me adaptar muito bem e trazer novos conhecimentos para cá. Vou participar de workshops, palestras e montar um novo projeto. O principal objetivo do Jovens Embaixadores é trazer um projeto para beneficiar o Estado”, explicou Camila Carmem.

A menina, que mora em Pitimbu, no litoral sul da Paraíba, a quase 70 km de João Pessoa, tem 17 anos e aprendeu a falar inglês sozinha, assistindo a filmes, séries e ouvindo música. Com o aprendizado, ela consegue falar quase fluentemente na língua.

“No meu projeto do clube de inglês viso dar aula de inglês para os meus colegas. No caso, eu sou a presidente do clube e ele está ativo há mais de um ano. É um processo de aprendizado. Também aprendo com eles. A gente costuma ler livros, falar sobre séries, músicas que envolvam a cultura e também a língua inglesa”, explicou. Para se classificar no Jovens Embaixadores, os alunos precisam se destacar em quesitos como: conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

A prefeita de Pitimbu, a professora Adelma Cristovam, destacou que Camila se tornou motivo de orgulho para o município. “A gente sabe que ela também vai inspirar outros jovens a também querer ir em busca dos seus sonhos. É possível. Como gestora do município e como professora, como mãe, digo que estou muito orgulhosa e hoje o município dá todo o apoio possível para que ela possa ir e representar a nossa Paraíba, o nosso município, a nossa juventude”, afirmou Adelma Cristovam.

O professor da Escola Cidadã Integral Técnica Durval Guedes, Ronaldo Camilo, garantiu que a oportunidade recebida por Camila para fazer o intercâmbio fora do país traz uma esperança para os jovens. “A gente sempre viu desenvoltura em Camila. Não só dela, mas de todo nosso alunado. Tentamos trabalhar mais esse lado deles olhando para o futuro e ver aquilo que está acontecendo hoje na vida de Camila. É muito gratificante. Eu até mandei uma mensagem para ela, a parabenizei, dizendo que ela nos motiva a acreditar na educação e a acreditar no futuro de todos esses jovens”, finalizou Ronaldo Camilo.