Início Notícias Geral Água na Torneira: Prefeitura de Pitimbu inaugura poço artesiano e resolve problema do abastecimento de água em Taquara
  • Publicado em 07/06/2022 às 11:33

Por muitos anos o distrito de Taquara sofria com a constante falta de água, situação que persistia durante os 12 meses do ano e para solucionar o problema, a Prefeitura Municipal de Pitimbu construiu um novo poço artesiano e adquiriu uma bomba d’água mais potente para atender a comunidade.

Neste domingo (05), a prefeita Adelma Cristovam foi recebida com festa pela população durante a inauguração oficial do novo poço, e ao lado dos deputados Dr. Damião e Eduardo Carneiro, além de secretários, vereadores e aliados, ativou o abastecimento tão esperado pelo povo.

Emocionada, Adelma disse que se sente abençoada por poder realizar um sonho tão antigo de uma comunidade. “Esse poço é uma bênção para o nosso município, pois vai abastecer e garantir água de qualidade para toda Taquara que há décadas sofria com a escassez de água, e o que víamos eram mulheres, homes e crianças nas vias da cidade com latas de água na cabeça, isso acabou. Agora a água tá nas torneiras”, comemorou a prefeita, que considera a ação um marco na história de Taquara, visto que nunca antes a localidade contou com tamanha capacidade de vazão.

Uma das moradoras que sempre reclamava e cobrava a solução do abastecimento, agradeceu a prefeita e publicou um vídeo nas redes sociais, mostrando que tanto nas torneiras, quanto no chuveiro tinha água. “Vocês não imaginam a alegria que eu estou sentindo. Eu que gravei muitos vídeos falando sobre a falta de água e o sofrimento de Taquara, principalmente nós que moramos na frente do estádio, há mais de três anos a torneira da minha cozinha não pingava água, hoje estou de posse de vitória com água na torneira. Hoje posso ligar o chuveiro e ver água, depois de três anos vou tomar banho de chuveiro na minha casa. Graças a primeiramente Deus e a prefeita Adelma que tomou o problema da água de Taquara para ela, chegou e fez, deu a palavra e cumpriu. Obrigada prefeita Adelma”, disse a moradora Verônica Roberta, conhecida como “Fia de Nado”.

A obra foi capitaneada pelo diretor do SAAE, Oberdan Mota. “Agora é fartura de água, com fé em Deus e o trabalho da nossa prefeita Adelma, nunca mais vocês sofrerão por falta de água em suas casas”, afirmou.

O deputado Damião Feliciano reafirmou seu compromisso com a prefeita e com Pitimbu e disse que o sonho sonhado por ela, será pauta para que ele realize. “Essa mulher determinada e que conhece as necessidades de cada um de vocês, realizou um sonho que a população lutava há 20 anos, agora, garante qualidade de vida a todos com água nas torneiras. Estarei junto com ela lutando para realizar outros sonhos de Taquara e Pitimbu”, disse o deputado federal.

Eduardo Carneiro mandou logo o recado direto e reto. “Jogue as cuias fora, agora tem água nas torneiras. Nosso compromisso é continuar trazendo desenvolvimento para a população! Assim como já fizemos no distrito de Acaú, onde conseguimos levar a Casa da Cidadania para atender a população, procedemos com a ordem de serviço para uma praça no distrito, encaminhada através de recursos do nosso mandato, a ligação entre Acaú e Pitimbu, que já está em andamento e em breve será realidade, dentre outras conquistas”, disse o deputado estadual.

Fim do sofrimento e Adeus às latas D’água

Há mais de 20 anos, o distrito de Taquara sofria com o um grave problema de falta de água, as torneiras até tinham água, mas era escassa, faltava muito e a população se abastecia das águas da bica, das cacimbas e de rios que cruzam a comunidade. Taquara vivia uma espécie de rodizio no abastecimento, quando abria a água para comunidade da Bueira, faltava na parte de cima e na parte final, um manejo que hora tinha água em um ponto e faltava em outro. Porém, nos últimos três anos, isso piorou e faltou de vez. A população tinha que se virar até para conseguir água para cozinhar.

Mais com o novo poço e a nova bomba com uma potência maior, o fim da lata d’água na cabeça e o adeus às cuias, é realidade, graças ao trabalho de uma prefeita sensível ás verdadeiras necessidades do seu povo.