Início Notícias Coronavírus (COVID-19) Novo decreto da Prefeitura de Pitimbu determina fechamento de estabelecimentos, templos, igrejas, etc.
  • Publicado em 21/03/2020 às 07:12

Novo decreto da Prefeitura de Pitimbu determina fechamento de estabelecimentos, templos, igrejas, toque de recolher e proibição de atividades nas praias

Um novo decreto assinado pelo Prefeito de Pitimbu, neste sábado (21) estabelece mais medidas que têm como objetivo conter a propagação da Covid-19, o novo coronavírus no município. Entre as medidas estão o fechamento do comércio, templos, igrejas, bares, restaurantes, academias, ginásios, centros esportivos púbicos e privados, parques de diversão, casas de festas, casas noturnas, boates e estabelecimentos similares.

Porém, no decreto é autorizado que restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, além de lojas e demais estabelecimentos comerciais funcionem apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo.

O decreto determina também a suspensão das atividades de embarcações turísticas em todo o litoral do município de Pitimbu e atividades esportivas em toda a extensão da orla municipal. Proibido também o lazer e passeios na extensão do litoral pitimbuense.

A Prefeitura também determinou o toque de recolher em todo município, com horário de início às 20h e término às 06h.

É recomendada a saída de apenas uma pessoa da família para atender às necessidades básicas de compra de alimentos ou suprimentos de necessidades, emergências e medicamentos.

Não incorrem na vedação do decreto o funcionamento de caixas eletrônicos bancários, estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação, distribuidoras e revendedoras de água e gás, distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicações, segurança privada, postos de combustíveis, funerárias, padarias, clínicas veterinárias, lojas de produtos para animais, lavanderias, e supermercados ou mercadinhos.

O decreto também não se aplica a bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos que funcionem no interior de hotéis, pousadas e similares, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente a hóspedes.

“Não é veraneio e nem férias. É isolamento. Por isso, determinamos o fechamento dos estabelecimentos, suspensão de atividades e lazer nas praias, embarcações, cultos e missas e demais eventos que aglomerem pessoas. Esse novo decreto reforça as nossas ações de enfrentamento ao coronavírus no que diz respeito à atividade econômica. Também estamos garantindo que não haja desabastecimento e que os serviços essenciais continuem funcionando. A população precisa ficar em casa e entender a gravidade do coronavírus”, afirmou o prefeito.

Outro item do documento ressalta que a Guarda Civil Municipal irá intensificar as rondas para evitar aglomerações em todo o território. Em caso de aglomerações, fica a GCM autorizada a conduzir as pessoas até suas residências.

Em razão do número de insumos e EPI’s, estão suspensas as atividades das Unidades Básicas de Saúde no município de Pitimbu.

Também fica criada a Unidade Mista de Atendimento em Saúde, que funcionará na Policlínica Municipal Dalvina Soares, composta por uma equipe de UBS em conjunto com a equipe de Pronto Atendimento da Policlínica.

As determinações tem validade de 20 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

CLIQUE AQUI E VEJA O DECRETO NA ÍNTEGRA