Início Notícias Geral Marinha do Brasil entrega a pescadores de Pitimbu certificados do curso de formação para aquaviário profissional
  • Publicado em 02/06/2022 às 01:39

Sessenta novos pescadores profissionais foram formados em Pitimbu e nesta quarta-feira, 01 de junho, receberam durante  solenidade na Colônia de Pescadores de Acaú, os certificados e carteiras. O evento contou com a presença do sub comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, presidente das Colônias de Acaú Z-10 e Pitimbu Z-4, secretário de pesca da Paraíba, representação federal Silvia da Pesca, secretário e o adjunto da pesca do município e a Prefeita Adelma Cristovam, todos cumprimentaram e parabenizaram os pescadores pela conclusão do curso.

As aulas foram ministradas pela Marinha do Brasil. Após a conclusão do curso, os 60 pescadores sendo 30 de Pitimbu e 30 de Acaú, receberam a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), na categoria Pescador Profissional.

O curso tem como propósito habilitar seus participantes com as competências e habilidades exigidas do Pescador Profissional (POP), nível de habilitação 2, aquaviário do 3º Grupo (Pescadores), e qualificá-los para durante um ano de embarque, poderem desenvolver competências exigidas para exercer a função de Patrão de embarcações de pesca menores que 12 metros (aproximadamente AB 20), e potência propulsora de até 300 KW, empregada na navegação interior e na navegação costeira, dentro dos limites estabelecidos pela Capitania, Delegacia ou Agência de sua jurisdição.

A prefeita Adelma afirmou que a capacitação é o melhor caminho para prestação de um serviço de qualidade em todas as áreas.

“Essa formação profissional dos nossos pescadores, com certeza vai refletir na qualidade do serviço e na segurança desses pais de família que buscam o sustento através da pesca. E que emocionante ver eles exibindo com orgulho as carteiras profissionais e os seus certificados. Parabéns pela formação e por não se acomodarem na atividade, buscando novos conhecimentos”, disse Adelma Cristovam.