Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu promove ações de incentivo ao aleitamento materno
Prefeitura de Pitimbu promove ações de incentivo ao aleitamento materno
  • Publicado em 01/09/2023 às 12:30

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desempenhou um papel ativo na promoção do Agosto Dourado: Incentivo ao Aleitamento Materno. Em um esforço conjunto, a Atenção Primária à Saúde, representada pelas Unidades de Saúde da Família, em colaboração com a equipe NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e o Projeto Pré-Natal Psicológico, realizaram uma série de ações destinadas a sensibilizar e informar gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno.

Uma das iniciativas destacadas foi a realização de "rodas de diálogo" que proporcionaram um espaço de discussão e aprendizado para as futuras mães. Durante esses encontros, informações essenciais sobre aleitamento materno foram compartilhadas, fortalecendo o entendimento das gestantes sobre essa prática vital para a saúde infantil.

A psicóloga Geórgia Menezes, coordenadora do Projeto Pré-Natal Psicológico, enfatizou a necessidade de iniciar a conversa sobre amamentação já no início do pré-natal. Ela salientou que fornecer orientações às gestantes sobre os inúmeros benefícios do aleitamento materno é fundamental, abordando aspectos biopsicossociais. Menezes ressaltou que quando as gestantes estão bem informadas, elas se sentem mais seguras e capacitadas para enfrentar a fase da amamentação.

"Leite materno é vida, apoio e cuidado", destacou Geórgia Menezes, enfatizando o papel fundamental do aleitamento materno não apenas como fonte de nutrição, mas também como um gesto de carinho e apoio vital para o desenvolvimento saudável do bebê.

As ações realizadas ao longo do mês de agosto refletem o compromisso da Prefeitura de Pitimbu com a promoção da saúde materno-infantil e a conscientização sobre a importância do aleitamento materno como um dos pilares da nutrição e bem-estar infantil.