Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu inicia aulões preparatórios para avaliação do SAEB 2023
Prefeitura de Pitimbu inicia aulões preparatórios para avaliação do SAEB 2023
  • Publicado em 05/09/2023 às 16:01

A prefeitura de Pitimbu, por meio da Secretaria de Educação, deu início aos aulões preparatórios para a Avaliação Externa do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nas unidades de ensino, destinados a estudantes do 2º, 9º anos, com foco nos componentes curriculares de português e matemática. Segundo o Inep, a aplicação do Saeb 2023 será realizada de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as unidades da Federação, e contará com novidades a partir deste ano. A aplicação eletrônica, que já era utilizada nos questionários da Secretaria Municipal de Educação e dos diretores escolares, será ampliada também aos professores.

Segundo a prefeita, Adelma Cristovam, o Saeb visa cumprir seu papel de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação  e esses aulões preparatórios representam uma etapa essencial no processo de preparação para a avaliação externa do SAEB. “Por meio de atividades direcionadas, os alunos têm a oportunidade de revisar e aprimorar seus conhecimentos nas disciplinas-chave, visando um desempenho sólido na avaliação”, explica.

Além disso, a Prefeitura de Pitimbu adotou uma abordagem abrangente para aprimorar a qualidade da educação no município. Isso incluiu a realização de formação presencial para os coordenadores pedagógicos, uma medida fundamental para a preparação eficaz da avaliação externa do SAEB. “A formação dos coordenadores pedagógicos desempenha um papel estratégico na orientação dos professores e na implementação de estratégias de ensino que atendam às necessidades específicas dos alunos”, disse a prefeita.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.