O evento foi direcionado a diversos segmentos da população e teve como objetivo principal preparar as micro e pequenas empresas para fornecer ao setor público. O seminário teve a participação de produtores rurais, pequenos comerciantes, microempreendedores e servidores públicos.
O seminário teve diversas palestras, dentre elas as que abordaram as leis que regem as compras governamentais, com o sentido de preparar melhor o fornecedor para vender ao setor público. Também foram apresentados os programas do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ressaltando a importância desses programas e mostrando como o produtor rural ou o agricultor familiar pode se preparar para vender às prefeituras municipais através desses projetos.
Estiveram presentes neste evento o gerente da Agência SEBRAE SUL Cláudio Soares, o Secretário de Turismo e Meio Ambiente Chico Pinheiro, o Secretário de Administração Alan Richers, o Chefe Adjunto de Gabinete Wuilians Jonys e o Coordenador da Sala do Empreendedor Jaques Santos.
\"Pitimbu tem um setor de serviços diverso e este evento veio para aproximar ainda mais a Prefeitura Municipal desses comerciantes através da preparação destes para vender ao setor público, com isso o dinheiro gasto com compras governamentais também fica dentro do próprio município favorecendo a geração de emprego e renda. A Prefeitura de Pitimbu respeita as legislações vigentes e já vem instituindo desde 2013, no seu programa de compras, as licitações exclusivas para Médias e Pequenas Empresas (MPE) e Chamadas Públicas para aquisição de alimentos.\" Finalizou o administrador Wuilians Jonys, Chefe Adjunto de Gabinete.