Início Notícias Geral Governo da Paraíba compra mais de 35 toneladas de alimentos de agricultores de Pitimbu
  • Publicado em 13/12/2023 às 11:49

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e sua Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), deu continuidade, na última  quinta-feira (7), às ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), com a aquisição de mais de 35 toneladas de alimentos produzidos por integrantes do Assentamento na Zona Rural do município de Pitimbu (Apasa). Uma parte desses alimentos foi distribuída no próprio município, contemplando a Central e Banco de Alimentos da Agricultura Familiar, e o restante foi doado a 10 entidades cadastradas em João Pessoa, beneficiando famílias em situação de insegurança alimentar

O PAA-CDS tem como objetivo valorizar e fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda; além de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Executadas com recurso federal, as compras de alimentos nessa etapa totalizam mais de R$ 4,9 milhões e vão contemplar 658 agricultores em 14 municípios paraibanos (Areial, Baía da Traição, Barra de Santa Rosa, Cabaceiras, Itabaiana, Mari, Pedras de Fogo, Pitimbu, Pocinhos, Pombal, São João do Rio do Peixe, São Sebastião de Lagoa de Roça, Sapé e Sossego).

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; a secretária Executiva de Economia Solidária, Priscila Benjamin; a prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, representantes de Conselhos, agricultores e autoridades participaram da solenidade.

“Estou feliz por saber que estamos fazendo o que é mais bonito, colocar uma semente na terra e tirar dela alimento, isso é milagroso! Na Paraíba, a gente tem a melhor produção agrícola, cada região tem sua vocação, mostra a riqueza que temos. Quando a gente investe na zona rural tem o retorno da melhoria das famílias. É gratificante ver a comida chegar para as pessoas que mais precisam”, enfatizou a secretária Pollyanna Dutra.

A prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, considera importante o PAA-CDS. “Ver o Programa em execução significa a permanência do agricultor no campo, serão mais de R$ 900 mil injetados na nossa zona rural, em agricultura familiar. Essa é uma oportunidade significativa para os agricultores locais ampliarem suas vendas e fortalecerem o setor agrícola de Pitimbu. O agricultor e agricultora que produz, sabe quanto vai lucrar e vender sua produção. A importância desse Programa é justamente essa, garantir ao agricultor que sua colheita será comprada com preço justo”. Após a solenidade em Pitimbu, os alimentos comprados seguiram para a distribuição em João Pessoa.

A agricultora do assentamento Apasa, Janaína Santana, explicou porque o PAA-CDS é importante para o município. “Esse programa é muito bom para nós mulheres, porque nos dá poder de autonomia com os nossos produtos, valorizando o nosso trabalho e adquirido com o preço justo, evitando que o atravessador desvalorize e compre os produtos”, avaliou.Para a agricultora Soane Coutinho, a doação veio no momento certo. “É uma felicidade o PAA na nossa região porque garante a venda da nossa plantação com o preço justo e, ao mesmo tempo, a gente sabe que vai ser doado para pessoas que estão precisando. É uma bênção”, resumiu.

A coordenadora da Central e Banco de Alimentos da Agricultura Familiar de Pitimbu, Clecia Oliveira, explica a importância de receber esses alimentos, já que a Central atende famílias que estão em vulnerabilidade social e que não têm outro meio de sobrevivência. “Hoje o espaço atende mais de 1.500 famílias cadastradas. A Central atua no município através de doações dos Programas estaduais e empresas e a chegada do PAA é gratificante para essas pessoas porque garante o recebimento desses produtos”.

A secretária Pollyanna Dutra e a prefeita Adelma Cristovam, juntamente com as equipe técnicas, acompanharam o primeiro caminhão com quase 20 toneladas de alimentos, entre eles mamão, coco, macaxeira, limão, batata, acerola, inhame, maracujá e abacate destinados para a Associação SOS Rio Cuiá, Centros Sociais Urbanos de Mandacaru, Rangel e Geisel, além do Centro Integrado das Ações Comunitárias Pela Vida, na Capital.